DestaqueNotícias

Quando não havia Sunitas ou Xiitas: Os Casamentos entre Sahabas e Ahlul Bayt

Após quase um ano e meio de pesquisa, completei uma lista parcial e provisória dos vários casamentos que ocorreram entre a Família do Profeta Muhammad (Ahl al-Bayt) e seus Companheiros durante o primeiro século islâmico. Minha metodologia envolveu a verificação cruzada de várias fontes (principalmente obras de história sunita e xiita, genealogia, hadith, biografia) para garantir um acordo entre os vários links e nomes que incluí. A maioria das fontes está de acordo geral sobre o gráfico final que tenho abaixo. Incluí uma lista completa de fontes, para aqueles que desejam aprender mais. Infelizmente, existem muito poucas fontes que foram traduzidas para o inglês sobre esse tópico, motivo pelo qual eu empreendi o projeto em primeiro lugar.

Compreender a extensão dos laços familiares entre os Ahl al-Bayt e os Companheiros do Profeta é muito importante à luz de várias narrativas que procuram pintar o primeiro século do Islã (632-750) como uma guerra incessante e animosidade entre uma facção ou outra. Como este gráfico procura mostrar, embora muitas das figuras listadas aqui pertençam a várias facções e grupos concorrentes durante as guerras civis (656-661 e 680-692), isso não os impediu de se casar com as famílias uns dos outros e até de nomear seus filhos com nomes uns dos outros.

Seria uma simplificação excessiva afirmar que havia um vínculo amoroso entre os vários indivíduos, mas, no entanto, é verdade que a tendência dessas figuras importantes para se casar é bastante significativa. Isso mostra que, apesar do conflito destrutivo que surgiu, eles ainda se viam como pertencentes a uma família mais ampla. Muitos estudiosos muitas vezes caracterizaram as primeiras guerras civis islâmicas como constituindo uma “grande disputa familiar”. Uma rápida olhada neste gráfico mostrará que essa avaliação é mais ou menos precisa. A grande maioria dos atores políticos estava relacionada diretamente pelo sangue ou pelo casamento. Ao ler esta tabela, é importante notar que essas relações ocorreram séculos antes da codificação de qualquer coisa semelhante à doutrina xiita ou sunita e, portanto, pode ser mais indicativo da realidade histórica do que as crônicas escritas séculos mais tarde através de uma lente sectária. É certo que, existe um grande dilema metodológico a esse respeito, já que muitas dessas informações são derivadas de autores e cronistas que, por sua vez, tinham tendências sectárias ou partidárias e estavam interessados ​​em representar eventos durante o século VII de uma maneira particular. No entanto, é interessante que as informações fornecidas abaixo possam ser encontradas nas principais obras das várias interpretações concorrentes do Islã (sunitas, xiitas, ibadi).

Esta é simplesmente uma lista dos vários casamentos que ocorreram de acordo com a tradição islâmica clássica. Também indiquei onde houve discordância entre os historiadores sobre se um casamento específico ocorreu. Para um estudo abrangente que os coloque no contexto do primeiro século islâmico e que discuta suas ramificações sociais e políticas, consulte o excelente estudo de Asad Q. Ahmed: A elite religiosa no início do hijaz islâmico: cinco estudos de caso prosopográficos (Prosopographica et Genealogica, 2011).

 

Filhos do Profeta Muhammad, f. 632

Com Khadija bint Khuwaylid, f. 620

– Fátima (casada com Ali ibn Abu Talib), f. 632. Mãe de al Hassan (f. 670), al Hussein (f. 680), Zaynab (f. 680) e Umm Kulthum (f. 680)

– Umm Kulthum (casada com Othman ibn Affan), f. 631

– Ruqayya (casada com Othman ibn Affan), f. 624. Tiveram um filho: Abdullah ibn Othman, f.. 631

– Abdullah, morreu antes de 610

– Zaynab (casada com Abu al As ibn Rabi), f. 630

– Al Qasim, morreu antes de 610

Com Mariya al Qibtiyya, f. 638

– Ibrahim, f. 631

Filhos de Abu Bakr al Siddiq, f. 644

– Muhammad, f. 658. Pai de al Qasim (f. 731), Pai de Umm Farwa (mãe de Imam Jafar al Sadiq, f. 765)

– Abdul Rahman, f. 666. Pai de Muhammad, Asma e Hafsa, casada com al Hassan ibn Ali ibn Abu Talib, f. 670

– Aisha, f. 678 (casada com o profeta Muhammad )

– Asma’, f. 693. Casada com Zubayr ibn Awwam, f. 656. Mãe de Abdullah ibn al-Zubayr (f. 692)

– Umm Kulthum, f. 680’s (?). Casada com Talha ibn Ubayd Allah, f. 656

– Abdullah, f. 630

Filhos de Omar ibn al Khattab, f. 644

– Hafsa, f. 665 (casada com o Profeta Muhammad )

– ‘Assim, f. 689. Ele era o pai de Layla, mãe do califa Omar ibn Abdulaziz, f. 720

– Abdullah, f.693

–  Ubayd Allah, f. 657

– Zayd, f. 667. Sua mãe era Umm Kulthum (f. 680), filha de Ali ibn Abu Talib, f. 661

– Ruqayya, f. 670’s. Sua mãe era Umm Kulthum (f. 680), filha de Ali ibn Abu Talib, f. 661

Filhos de Othman ibn Affan, f. 656

– Aban, f. 723. Casado com Umm Kulthum, filha de Abdullah ibn Jafar ibn Abu Talib, f. 680

– Omar, f. 670’s. Pai de Abdullah, marido de Sakina bint al Hussein ibn Ali, f. 736

– Amr, f. 670’s. Pai de Zayd, marido de Fātima bint al Hussein ibn Ali, f. início dos anos 700

– Said

– Al Walid

Filhos de Ali ibn Abu Talib, f. 661

Com Fátima, filha do Profeta Muhammad

– Al Hassan, f. 670

– Al Hussein, f. 680

– Umm Kulthum, f. 680. Casada com Omar ibn al Khattab, f. 644 (*é importante notar que, embora várias fontes xiitas, em particular o Sheikh al Mufid questionam a veracidade desse casamento, outras fontes xiitas (incluindo al Kulayni e Sharif al Murtadha) afirmam isso*)

– Zaynab, f. 680. Casada com Abdullah ibn Jafar ibn Abu Talib, f. 680. Mãe de Muawiyah, pai de Abdullah ibn Muawiyah, f. 747

Por outras esposas

– Muhammad ibn al Hanafiyya, f. 700. Pai de Abdullah (conhecido como Abu Hashim) e Omar

– Ramla, f. 700’s. Casada com Muawiyah ibn Marwan ibn al Hakam

– Othman, f. 680

– Omar, f. 680

– Abu Bakr, f. 680

– Al Abbas, f. 680

– Abdullah, f.680

– Jafar, f. 680

– Awn, f. 680

 

Filhos de al Hassan ibn Ali, f. 670

– Al Hassan al Muthanna, f. 715. Pai de Zaynab, esposa do califa omíada al Walid ibn Abdul Malik ibn Marwan (f. 715), e Umm Qasim, esposa de Marwan ibn Aban ibn Othman ibn Affan

– Fátima al Siddiqa. Casada com Imam Ali ibn al Hussein, f. 712. Ela era mãe do Imam Muhammad al Baqir, f. 732

– Talha, f. 700s. Sua mãe era Umm Ishaq bint Talha ibn Ubayd Allah

– Omar, f. 680

– Abdullah (conhecido como Abu Bakr), f. 680

– Al Qasim, f. 680

Filhos de al Hussein ibn Ali ibn Abu Talib, f. 680

– Zayn al Abidin Ali ibn al Hussein, f. 712. Ele era o pai do Imam Muhammad al Baqir, f. 732

– Sukayna, f. 680

– Ali al Akbar, f. 680

– Ali al Asghar, f. 680

– Fátima, f. 736. Casada com Abdullah ibn Amr ibn Othman ibn Affan

A seguir, é apresentado o gráfico que fiz com base em minha pesquisa. Está longe de ser final e minha pesquisa que ainda está em andamento.

 

Tabela final de genealogia

final geneaology chart

Fonte: https://ballandalus.wordpress.com/2014/01/11/intermarriage-between-the-prophet-muhammads-companions-and-the-ahl-al-bayt/?fbclid=IwAR3tNUPjndYZhXaNUxVUiVhYpD0DWeeZ1gIwblf61ARz1aVKW-YwnUdTnC4

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar